sábado, setembro 02, 2006

Royal Copenhagen



Não dá para falar de porcelana sem mencionar a Royal Copenhagen. São mais de dois séculos de história, tradição, valores, cultura, etc. As linhas mais conhecidas são basicamente três: Flora Danica, de 1790 ( serviço de mesa encomendado pelo príncipe Frederico, mais tarde rei Frederico VI ) como presente para a Czarina Catarina II, da Rússia, tendo como tema a flora dinamarquesa. O Blue Fluted, de 1775 ( inspirada na porcelana chinesa floral em azul cobalto ) com desenhos de um crisântemo estilizado e produzida até hoje. E o Blue Flower, baseada nas decorações florais, bem comuns no século XVIII. Foi uma maneira de se afastar da influência dos originais chineses e criar um estilo próprio.
Mas apesar de toda esta qualidade e história, a Royal Copenhagen ainda inova. Vários designers, como no caso de
Monica Ritterband, contribuem com novos produtos. Diferente do que vemos aqui. A mesma coisa de sempre. Blá, Blá, Blá...
Um outro detalhe muito importante é que as peças ainda são pintadas à mão. Você pode baixar o vídeo clicando aqui. Pessoalmente prefiro os desenhos da Blue Fluted.

3 Comments:

At 1:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Num país que só fala de futebol, seu blog é um achado. Sei que a porcelana é cara. A não ser que se compre peças isoladas, aos poucos. Mas vale o conhecimento que você passa. Muito bom o seu blog. Vou divulgar.ABS Rodrigo

 
At 8:43 PM, Anonymous RHÔ said...

Não gosto de porcelana com detalhes dourados.Sempre preferi porcelana branco/azul.Concordo com você,as peças da linha Blue Fluted também me agradaram mais,achei os florais mais delicados. Um abraço.

 
At 11:19 AM, Blogger Claudia Perotti said...

Adoro porcelanas!
Belo post!

Beijinhossssss

 

Postar um comentário

<< Home